A Alepe agraciou, nesta segunda (19), duas pessoas com o Título de Cidadão Pernambucano. Com atuação na defesa dos direitos das pessoas com deficiência (PCDs), o advogado paraibano Robson Cabral Menezes recebeu a homenagem por iniciativa do deputado Wanderson Florêncio (Solidariedade). Já o diretor comercial da fábrica de cerâmica e porcelanato Pamesa do Brasil, o argentino Mariano Rodrigo Hajny, foi indicado pelo ex-deputado Guilherme Uchoa, falecido em 2018.
Nascido em 1982, Robson Menezes mudou-se para o Estado aos dois anos de idade. Atualmente, é membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Pernambuco (OAB-PE), e vice-presidente da Comissão Especial de Defesa dos Direitos das Pessoas com Autismo do Conselho Federal da OAB. Também é membro-fundador da Liga dos Advogados que Defendem Autistas (LigaTEA) e coautor do livro Autismo: Legislação, Jurisprudência e Políticas Públicas. “É mais do que justo o reconhecimento de quem tem contribuído para o desenvolvimento de Pernambuco, em especial na garantia de direitos tão importantes”, declarou Wanderson Florêncio ao propor o Título.
Hajny, por sua vez, vive em Pernambuco há 13 anos, tendo contribuído na expansão da Pamesa – inaugurada em Suape no ano de 2001 – para o mercado internacional. Também estabeleceu canais de distribuição e prospecção de negócios, comandando uma equipe de 120 representantes comerciais. “Ele conseguiu driblar a crise em que o País estava emergindo em 2016, possibilitando o aumento de pouco mais de 40% nas vendas ao exterior. Fato este que contribuiu para permanência dos 400 funcionários, mesmo com a queda de vendas no mercado interno”, destacava Uchoa na resolução.